Diagnóstico de Componentes Eletrónicos: Qual a importância de fazer esta análise ao seu veículo?

Diagnóstico de Componentes Eletrónicos: Qual a importância de fazer esta análise ao seu veículo?

Sente que o seu veículo anda a ter diversas falhas eletrónicas? Reparou recentemente que uma das luzes de aviso acendeu há vários dias e continua a assinalar algo de errado com a sua viatura? Poderá estar na hora de levar o seu carro à oficina de modo a fazer um diagnóstico de componentes eletrónicos. De que se trata ao certo este tipo de análise e porque tem ela importância para o caso do seu carro? A DOAUTO hoje explica-lhe o porquê de recorrer a este género de análise para assegurar quer o bom funcionamento do seu automóvel, quer a sua segurança na estrada.

Qual a importância de um Diagnóstico de Componentes Eletrónicos?

Há diversos anos que passou a ser evidente que a parte eletrónica dos veículos tem um peso tão relevante como a sua parte mecânica. Há relativamente pouco tempo, tudo dependia das peças mecânicas dos carros, no entanto, atualmente há diversas peças que compõem um carro que já são geridas de forma eletrónica.

Aliás, há até diversos casos de viaturas em que várias das suas operações são executadas diretamente por um sistema eletrónico ou elétrico bastante complexo. Um sistema elétrico de um carro é composto por uma série de subsistemas que se influenciam de forma mútua. Temos como exemplos:

  • O sistema de carga (Tensão) e armazenamento composto por : alternador, bateria e respetiva unidade de controlo de energia;
  • O sistema de ignição (presente nos motores a gasolina composto por velas de ignição, bobines ou bobine e distribuidor nos mais antigos sensores de PMS do motor e unidade do motor;
  • O sistema de arranque (composto pela bateria, motor de arranque contacto de ignição, unidade do motor
  • O sistema de injeção (o fator responsável por enviar e injetar o combustível na câmara de combustão do motor composto por ,bomba de combustível, injetores ,sensores de PMS e unidade do motor ;
  • O sistema de iluminação é referente tanto à iluminação externa, como interna de um veículo. É composto por comutadores (interruptores), respetivos consumidores (como por exemplo o rádio) e pela unidade central de gestão (body computer)

Ou seja, podemos dizer que um sistema elétrico de um carro é como se fosse o “cérebro” do carro que guia e influencia diversos dos seus componentes. Por vezes basta a falha de um único sensor para provocar a paragem de todo o sistema elétrico.

Naturalmente a evolução tecnológica deu origem a esta nova questão no que toca ao bom funcionamento de diversas viaturas modernas. Afinal, na era em que nos encontramos caracterizada por ser fortemente dominada pela tecnologia, naturalmente o mundo automobilístico não iria ficar atrás nessa mesma tendência.

Há diversos componentes ou sistemas eletrónicos com os quais diversas oficinas trabalham em 2021. Entre alguns dos elementos que compõem um carro moderno podemos dar como exemplos:

  • Alternador e bateria
  • Cabos e fusíveis
  • Vidros elétricos
  • Som
  • Alarme
  • GPS

Como trabalham as oficinas atualmente face a este género de análise?

Atualmente, mesmo em Portugal, várias oficinas automóveis têm ao seu dispor alguns dos mais avançado softwares de diagnóstico eletrónico multimarca. Falamos do tipo de tecnologia composta por equipamentos avançados e em permanente atualização. Muitos dos sistemas que encontra em várias oficinas estão devidamente preparados para realizar um diagnóstico eletrónico a qualquer veículo, independentemente da sua marca, modelo ou ano. 

A manutenção de um sistema elétrico de um veículo envolve muito mais do que apenas a troca de uma lâmpada com defeito, ou a substituição de um fusível fundido. Em baixo poderá ver como a DOAUTO procede face a questões ligadas à Eletricidade e Eletrónica.

Diagnóstico de Componentes Eletrónicos: Qual a importância de fazer esta análise ao seu veículo?

Porque escolher o serviço de Eletricidade e Eletrónica da DOAUTO?

Na DOAUTO AUTO REPAIR & DIAGNOSTICS executamos de forma autónoma o diagnóstico e a reparação dos sistemas elétricos e eletrónicos de veículos automóveis. A metodologia que adotamos passa pela interpretação e análise meticulosa aos dados dos aparelhos de diagnostico, esquemas elétricos, e aparelhos de medida, efetuando uma análise rigorosa dos meios ao dispor.

Temos ainda uma equipa com experiência que, em casos necessários, procede à reparação e verificação dos sistemas de ignição/injeção electronica, gasolina e Diesel, bem como dos sistemas de carga, arranque, segurança, conforto, comunicação e de informação.

Contacte-nos para saber mais!

Envie-nos as suas informações por marcação

DEIXAR UM COMENTÁRIO

O seu comentário será publicado dentro de 24 horas.

Copyright © 2020 DOAUTO - AUTO REPAIR & DIAGNOSTICS | Desenvolvido por wisdom IGNITE