Pneus: Quando é hora de mudar os pneus do carro?

Pneus: Quando é hora de mudar os pneus do carro?

Lembre-se sempre que o bom estado dos pneus da sua viatura é um fator determinante para a sua segurança. Aliás a sua durabilidade está dependente de diversos fatores, incluindo os hábitos de condução de quem vai ao volante, as condições das estradas percorridas, a manutenção e até mesmo o clima. São os problemas de tração e travagem que acabam por ter uma influência negativa na qualidade do pneu, o que acaba por aumentar a probabilidade de ocorrer um acidente rodoviário. A DOAUTO hoje esclarece-lhe quando deve mudar os pneus do seu carro e quais os sinais a que deve estar alerta antes de tomar uma decisão definitiva.

Quais os principais fatores que levam ao desgaste dos pneus?

Pneus: Quando é hora de mudar os pneus do carro?

Existem diversas causas que podem estar na origem do desgaste de um pneu. Há os fatores externos, tais como as viagens por estradas em más condições, a exposição a temperaturas extremas, ou o contacto deste elemento com superfícies oleosas ou gordurosas, bem como com buracos, obstáculos ou artefactos pontiagudos.

Depois existem ainda as ações do condutor ligadas ao seu estilo de condução. Hábitos ligados aos arranques repentinos, excesso de velocidadetravagens repentinas, ou mesmo a falta de preocupação por evitar estradas em más condições podem contribuir para desgastar os pneus. Além disso convém relembrar que a utilização devida de jantes e rodas compatíveis de acordo com as recomendações e características homologadas pelo fabricante ajuda no prolongamento da vida do pneu.

Há diversos especialistas que dizem que os pneus podem durar até 10 anos, no entanto, a partir dos 5 anos de utilização deverá começar a estar atento aos principais sinais de desgaste. Além disso podem haver diversos fatores que têm também a sua influência na duração de um pneu, nomeadamente, as suas condições de armazenamento, estilo de condução habitual, manutenção temperatura e velocidade a que costuma guiar. Nesse sentido indicamos-lhe alguns dos principais sinais de que poderá estar na hora de realizar a troca.

O que posso fazer hoje para prolongar a vida dos pneus?

Pneus: Quando é hora de mudar os pneus do carro?

Um dos principais passos a ter sempre em vista para prolongar o tempo de vida dos pneus é verificar o estado dos mesmos mensalmente, ou antes de iniciar qualquer tipo de viagem longa. É importante ainda lembrar que ao substituir os pneus do carro convém trocar ou os quatro ao mesmo tempo, ou fazer uma troca aos pares (sendo que estes têm de ser do mesmo eixo). Caso faça a troca dois a dois, os pneus em melhores condições devem ser colocados no eixo traseiro para favorecer a aderência destes ao solo, bem como garantir a melhor estabilidade do veículo.

Quais os sinais a que deve estar alerta antes de pensar em trocar os pneus?

Estes são os principais fatores que podem colocar em causa a qualidade dos pneus do seu carro:

  • Se verificar que o flanco do pneu, mais especificamente, a sua superfície lateral está de alguma forma danificada;
  • Se verificar que são evidentes alguns desgastes díspares em diversas zonas do pneu;
  • Além dos desgastes esteja ainda atento a qualquer tipo de deformação, perfuração ou corte na superfície do pneu
  • Quando o flanco do pneu, ou seja, a superfície lateral do mesmo, se encontra de alguma forma danificado;
  • Cada vez que sejam percetíveis desgastes díspares nas várias zonas do pneu;

Como a DOAUTO pode ajudar?

Pneus: Quando é hora de mudar os pneus do carro?

Na DOAUTO AUTO REPAIR&DIAGNOSTICS dispomos de pneus e jantes de todas as marcas aos mais variados preços, para todo o tipo de viaturas. Sabemos que temos preços competitivos sendo que a prova disso assenta no tempo no qual nos encontramos no mercado. Contamos com elevada experiência quer nos pneumáticos quer no alinhamento de direção assim como equipamento com qualidade para o fazer.

Precisa de ajuda a escolher novos pneus para o seu carro? A DOAUTO pode ajudá-lo!

Marque aqui a sua visita às nossas instalações.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

O seu comentário será publicado dentro de 24 horas.

Copyright © 2020 DOAUTO - AUTO REPAIR & DIAGNOSTICS | Desenvolvido por wisdom IGNITE